E-tron, o SUV que vai enfrentar Model X e I-Pace

O Audi lançou no nosso mercado o e-tron 55 quattro, o SUV eléctrico que visa concorrer com o Model X da Tesla. Tem preço competitivo, dimensões mais que generosas e está recheado de tecnologia.

O primeiro eléctrico da Audi está finalmente disponível em Portugal, tendo sido já entregues 28 das cerca de 100 unidades que o nosso mercado deverá receber em 2019 – a SIVA está a tentar incrementar este número, mas a reduzida produção e a intensa procura nos principais mercados não está a ajudar.

A Audi eléctrico recorre à mesma plataforma que serve modelos a combustão como o A6, A7, Q7 e Q8, apesar de devidamente adaptada à electrificação, ao montar uma base plana para alojar o pack de baterias. Esta foi uma decisão com vantagens e inconvenientes, pois se por um lado permitiu avançar mais depressa com este seu primeiro eléctrico e recorrer a grande parte das soluções já desenvolvidas para modelos similares como o Q8, por outro não lhe permite optimizar da mesma forma o chassi, como se tivesse sido concebido especificamente para motorização eléctrica.

Como é por dentro ?

Uma vez a bordo, o e-tron não destoa em nada do que é habitual encontrar nos topos de gama da casa alemã. Bons materiais, qualidade de acabamentos irrepreensível, sendo praticamente impossível distinguir-se estamos a bordo do novo SUV.

Os bancos são similares aos do Q8, ou seja, do melhor que a Audi fabrica, sendo fáceis de regular, electricamente e garantindo a posição de condução ideal. Aqui reside uma das grandes vantagens do e-tron face ao Model X, nos materiais e na qualidade de construção, como aliás é tradicional entre os veículos premium europeus. O espaço atrás é bom e ao nível do Q8, beneficiando da plataforma plana, ou seja, sem o tradicional túnel da transmissão que limita o conforto no lugar central traseiro.

Lá atrás, a mala garante 600 litros, capacidade que obviamente aumenta à medida que se rebate o assento posterior. Como completo, o e-tron oferece mais uma bagageira à frente, com apenas 60 litros, ideal para guardar os cabos para recarregar a bateria.

Tem 360 cv ou 408 cv?

Tem os dois. O Audi e-tron tem dois motores eléctricos, um por eixo, com 184 cv à frente (135KW) e 224 cv atrás (165 KW), para depois a gestão de energia permitir que forneçam um total de 360 cv (265KW). Contudo, se o condutor acelerar a fundo, acede à função boost, que durante 60 segundos permite que os motores atinjam 408 cv (300KW) e uns muito interessantes 664 Nm.

Como é ao volante?

Conduzimos sem preocupações explorando o potencial dos 360 cv, chegámos ao nosso destino com apenas 48 Km de autonomia, colocando ainda à prova o conforto das suspensões pneumáticas, que equipam de série o modelo e o que reduzem a altura do solo. De caminho, tivemos a oportunidade de confirmar que o SUV, apesar de ter quase cinco metros de comprimento e 2.565 Kg, é ágil, eficaz a curvar e silencioso, sendo evidente o trabalho do construtor em atenuar o ruído de rolamento e o aerodinâmico pois neste caso não há barulho de motor para absorver.

Quanto custa?

O e-tron quattro está disponível em duas versões, a Base e a Advance, a primeira (já com muito equipamento) é proposta de 84.251€ e a segunda por 85.781€. Com uma garantia de 2+2 anos (ou 80.000Km), e o SUV eléctrico da Audi acaba por ser bastante competitivo face ao I-Pace, disponível entre nós por 80.416€ (S) e 94.749€ (HSE), além da versão First Edition (105.220€), mas é mais pequeno do que o e-tron, e até por comparação com o Model X Long Range, que é ligeiamente maior e com 7 lugares, à venda por 94.760€

Fonte: observador.pt

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