Audi revela compacto eléctrico no Salão Xangai

Com uma estratégia futurista e um interior minimalista, o AI:ME antecipa um hatchback eléctrico, de dimensões compactas e vocação urbana. Assenta na plataforma MEB, agora também ao serviço da Audi.

A Audi continua a preparar caminho para um futuro eléctrico. Depois de ter revelado o concept Aicon, em 2017, e um ano depois o PB-18, desvenda agora um protótipo que se destinará a ocupar na gama do fabricante alemão o mesmo lugar que o el-Born desempenhará no portefólio da Seat e o I.D. Neo (nome de código) na oferta eléctrica da Volkswagen. Denominado AI:ME, pouco ainda se sabe acerca do concept que a marca dos quatro anéis vai mostrar pela primeira vez aos olhos do público quando se abrirem as portas do Salão Xangai, na China.

Esteticamente, estamos perante um modelo que se inscreve na linha futurista que tem caracterizado os últimos conceitos da audácia dos protótipos mais recentes do construtor alemão, este AI:ME acaba por exibir semelhanças com os eléctricos que outras marcas do Grupo Volkswagen já apresentaram para esta bitola.

O interior, embora luxuoso, não deixa de ser minimalista, com a Audi a preferir colocar ênfase no espaço a bordo, argumento que é a realçado pelas portas traseiras de abertura suicida. Não faltam também os gadgets tecnológicos, para entreter os passageiros durante as horas de ponta, pois nesse caso caberá ao sistema de condução autónoma de nível 4 lidar com trânsito.

Ainda que o fabricante de Ingolstadt não faça qualquer referência à arquitectura que está na base deste novo concept, poucas dúvidas restarão que se trata da plataforma eléctrica projectada pela Volkswagen, a MEB, que também serve os compactos Neo e el-Born. Tanto mais que a distância entre eixos é a mesma do recente Q4 e-tron concept (2,77 metros), protótipo apresentado em Genebra e que também elege a MEB, estando previsto que a sua versão de produção chegue já no próximo ano.

Fonte: observador.pt

Precisa de ajuda?  Ligue 252 808 303